Quem sou eu

São Luis, Maranhão, Brazil
Pregador da palavra de Deus,com formação em Bacharel em Teologia, Arquelogia Biblica, Básico em Missões,Estudo no livro de Atos,etc... Contatos: E-MAIL: lagsserra@hotmail.com FONE: (098)9607-0766 orkut: lagsserra10@hotmail.com

Pesquisa de blogs do google

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O TABERNÁCULO 1

O TABERNÁCULO – O MISTERIOSO E FASCINANTE PROJETO PROFÉTICO DE DEUS 

É triste a ignorância profética que tem dominado os Cristãos, justamente no período de maior cumprimento das profecias – o nosso! O pouco conhecimento que a maioria possui sobre profecias geralmente se limita ao capítulo 24 do Evangelho de Mateus – e muitas vezes ainda seguem uma interpretação tradicional e equivocada, aplicando o conteúdo desse capítulo à Igreja, quando, na verdade, refere-se, em primeiro lugar a Israel. 
Por outro lado, há tantas profecias interessantes na Bíblia e, infelizmente, desprezadas e rejeitadas pelos teólogos cristãos da atualidade. Conheça hoje o Tabernáculo (a grande tenda que Deus mandou Moisés construir no deserto), o mais interessante, misterioso e fascinante projeto profético de Deus. Nele havia 7 objetos sagrados. Qual o significado deles na vida espiritual do homem? O que Deus tem a nos ensinar por meio dessa fantástica “Casa no deserto?” Em Êxodo 25 o projeto começa a ser executado, logo após Deus mostrar para Moisés um modelo celestial.
01 – DESCREVENDO O TABERNÁCULO
a) O tabernáculo seria o lugar da habitação de Deus no meio dos homens. Mas no Novo Testamento, a Bíblia revela que todo homem foi criado para ser a habitação de Deus. Nosso corpo foi criado para ser o SANTUÁRIO do Espírito de Deus (I Coríntios 3.16). A Bíblia também revela que o ser humano tem três partes: ESPIRITO, ALMA e CORPO (1 Tessalonicenses 5.23). A alusão ao tabernáculo está muito clara: a grande tenda era dividida também em três partes.
b) O tabernáculo era um lugar especial onde a presença de Deus se manifestava de tempos em tempos. Era dividido em três partes, chamadas respectivamente de: Pátio, Lugar Santo e Santo dos Santos (ou Lugar Santíssimo). Deus disse para Moisés fazer de acordo com o modelo que lhe foi mostrado (isso indica claramente que o tabernáculo original encontra-se no céu – mais uma razão para darmos a máxima importância ao estudo dele). Há lições preciosíssimas nessa Tenda Divina. 
c) Em cada parte haviam diferentes objetos com diferentes significados, todos ensinando algum principio do mundo espiritual. É bom que se diga que uma mente natural não entenderá jamais os mistérios espirituais. Para que o homem entenda os profundos mistérios de Deus, ele precisa ser 7 (6 + 1), ter comunhão com O Criador. Esse é o segredo para a compreensão dos mistérios do Universo!
d) O projeto de Deus para a construção do Tabernáculo foi transmitido a Moisés, quando este se encontrava conduzindo o povo de Israel à terra de Canaã, terra que fora prometida aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Devemos lembrar que a palavra "tabernáculo" vem do termo hebraico "Nkvm" – mishkan, que significa "lugar de moradia", "habitação". O tabernáculo nada mais era do que uma tenda, construída de madeira, metais e cortinas. Seria um local onde, dali para frente, Deus se faria presente no meio de Seu povo, para trazer-lhe as instruções e revelações de Sua Divina Vontade.
e) O Tabernáculo é também chamado de "tenda da congregação" (dewm lha - 'ohel mow`ed), Êx 27.21; Êx 28.43. Quando olhamos um pouco mais atrás na história do Êxodo, iremos observar que o Senhor até então, esteve junto de seu povo numa coluna de nuvem e de fogo, Êx 13.21-22: "O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite". A partir dali, porém, o lugar da revelação de Deus ao seu povo, seria exclusivamente na tenda da congregação. Seria neste local, que de agora em diante, o Todo-Poderoso falaria a Moisés e conseqüentemente ao seu povo, transmitindo-lhes as leis e os princípios de obediência à sua vontade soberana.
f) O comprimento do Tabernáculo era de 100 Côvados (= uma medida antiga, equivalente a 45 metros); havia 20 Colunas de lado e 10 Colunas de Frente. Ao todo, havia no Tabernáculo 7 objetos especiais: Na primeira parte (o Pátio) havia um altar para o holocausto. Após o altar tinha uma bacia de bronze. Na 2.ª parte tinha de um lado uma mesa com os chamados pães da proposição; e do outro lado um castiçal (também chamado candelabro) de ouro. Esse objeto (de 7 braços) é atualmente um dos símbolos do Estado de Israel. Ainda no Lugar Santo, bem no centro, havia o altar do incenso. No lugar Santíssimo havia a Arca da Aliança e o Propiciatório, uma espécie de tábua onde era derramado o sangue do animal sacrificado (um cordeiro ou um novilho).
g) Quando Moisés subiu o Monte Sinai, dentre as Instruções Divinas dadas ali, estava a instrução para a construção do Tabernáculo. O modelo dado a Moisés deveria obedecer, em detalhes, o projeto a ele revelado no monte, Êx 25.8-9, "E me farão um santuário, para que Eu habite no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis".
02 – A SOMBRA PROFÉTICA DO TABERNÁCULO
a) O TABERNÁCULO REPRESENTA A HABITAÇÃO DE DEUS EM NOSSO CORPO - Ao olharmos atentamente para o tabernáculo, juntamente com todos os seus compartimentos, móveis, utensílios, etc., certamente iremos observar que além dele haver sido o local da presença constante de Deus no meio de seu povo, tem, principalmente, uma representação simbólica e profética. Ele representa nosso corpo, que hoje é o "santuário de Deus". 2 Corintios 6.16 diz: "...Pois nós somos santuário do Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o Seu Deus e eles serão o Meu povo".
b) REPRESENTA TAMBÉM NOSSA FUTURA MORADA CELESTIAL - Representa o Tabernáculo Eterno, a Nova Jerusalém, que será a morada definitiva de Deus como o Seu povo, conforme promete Apocalipse 21.2-3: "E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles". Quando Cristo estiver governando a terra, a Festa dos Tabernáculos será comemorada todos os anos, por todas as nações (Zacarias 14).
c) REPRESENTA A OBRA DA REDENÇÃO - Um estudioso afirmou: "O Tabernáculo seria algo que homem algum jamais teria imaginado. Foi construído para que as verdades fundamentais no Novo Testamento fossem compreendidas. Cada detalhe e objeto falava da obra redentora de Jesus Cristo".
03 – DIVIDIDO EM TRÊS PARTES
a) O ÁTRIO (OU PÁTIO). Neste local podiam ficar apenas os israelitas declarados cerimonialmente puros. Sabemos que alguns judeus e principalmente os gentios (= não israelitas) eram considerados "impuros", "profanos" e por esta razão não podiam participar das cerimônias religiosas. Já a mulheres, pela própria cultura dos hebreus eram discriminadas e não podiam cultuar a Deus juntamente com os homens. Por esta razão ficavam fora dos compartimentos sagrados. Todas estas barreiras foram derrubadas por Cristo, conforme Paulo ensina em Gálatas 3.26-28: "Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.  Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus". Era no Átrio que ficava a Pia (ou Bacia de Bronze) e o Altar do Holocausto. Todo ritual de sacrifício acontecia ali.
b) O LUGAR SANTO. Este lugar era o local onde os sacerdotes oficiavam perante o Senhor. O Lugar Santo é também chamado nas Escrituras de "Primeiro Tabernáculo", ou "Primeira Tenda". Hebreus 9.6 diz: "Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados". "Dentro do Lugar Santo, havia a Mesa com os Pães (por dentro no topo); o Castiçal (por dentro no fundo); o Altar de Incenso (no meio); o Véu (no meio, ao lado esquerdo do centro) separava o Lugar Santo da sala mais interna".
c) O LUGAR SANTÍSSIMO OU SANTO DOS SANTOS. Também chamado de "Segundo Tabernáculo", ou "Segunda Tenda". Hebreus 9.7: "...mas na segunda só o sumo sacerdote [entrava] uma vez por ano, não sem sangue [do cordeiro sacrificado], o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo". Correspondia à "sala interna, para o lado ocidental (o lado esquerdo) era chamado o Santo dos Santos, aonde somente um homem (o sumo sacerdote) podia entrar uma vez por ano; este era o lugar onde a glória e a presença de Deus residia sobre a Arca da Aliança".
1 - Como já mencionado, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo, eram separados por uma cortina divisória, chamada de véu. Hebreus. 9.1-4: “Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre. Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar; mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos, que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto".
2 - Não podemos nos esquecer de que esta cortina (véu), rasgou-se de alto a baixo no momento em que Jesus "rendeu o espírito", conforme Marcos 15.37-38: "Mas Jesus, dando um grande brado, expirou. Então o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo". Tal fato nos mostra que na morte de Cristo ocorreu o rompimento das leis e tradições judaicas, onde todos os sacrifícios foram extintos, também ficando extinto o sacrifício de animais pelos pecados. Dali para a frente, somente um sacrifício seria reconhecido por Deus, ou seja, o sacrifício de Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo.
04 – O TABERNÁCULO COMO REPRESENTAÇÃO DO NOSSO CORPO - Quando olhamos para a estrutura do Tabernáculo, que era composto de três compartimentos, o Átrio, o Lugar Santo e o Santíssimo Lugar, tal fato nos faz lembrar de que, como seres humanos, somos também compostos de três partes importantes, ou seja, o corpo, a alma e o espírito. Queremos ver quais os simbolismos que podem ser aplicados a partir desta comparação:
a) O ÁTRIO - REPRESENTA O NOSSO CORPO. Trata-se da parte externa, onde a presença de Deus era menos sentida e a ação do pecado conseqüentemente mais visível. Sabemos que nosso corpo atual, em virtude de sua corrupção, não poderá herdar o Reino de Deus. Ele precisará ser transformado pelo Senhor, ou por ocasião do Arrebatamento (1 Ts 4.17); ou na ressurreição dos justos quando levantaremos do pó num corpo glorificado (1 Ts 4.16). Paulo fala com clareza da transformação de nosso corpo corruptível, num corpo incorruptível em 1 Co 15.51-53: "Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade".
b) O SANTO LUGAR - REPRESENTA NOSSA ALMA. Sabemos que a alma é a sede do raciocínio, dos pensamentos, da vontade. É em nossa alma, a parte intermediária entre o corpo e o espírito, que nossos projetos humanos são tramados, elaborados, para serem postos em ação através do corpo! Porém sabemos que nossa alma também está corrompida pelo pecado, e precisa ser restaurada pelo Senhor, para pensarmos e agirmos de acordo com Sua vontade. Através da ação da Palavra de Deus em nós, nossa alma é restaurada e ai sim, teremos pensamentos e ações que condizem com o propósito de Deus para nós. O escritor da Carta aos Hebreus nos informa que "... a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". Somente através da ação da Palavra de Deus em nós, nos cortando, nos penetrando profundamente é que poderemos discernir corretamente nossos "pensamentos" e "intenções" do coração, para desta maneira levarmos uma vida cristã que agrade ao Senhor.
c) O LUGAR SANTÍSSIMO - REPRESENTA NOSSO ESPÍRITO. O espírito é a parte mais interior do homem e é através dele que podemos nos envolver com Deus e manter comunhão com Ele. O ESPIRITO nos dá consciência de Deus e é através dele que nos relacionamos com o Altíssimo". Esta verdade é clara quando Jesus disse à mulher samaritana, que a verdadeira adoração somente pode ser realizada, quando ela ocorre através de um entrelaçamento entre o espírito do homem e o Espírito de Deus. João 4.23-24: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". No Éden, para que o homem pudesse relacionar-se de maneira completa com o Criador, Deus colocou dentro dele a Sua "imagem e semelhança". Gênesis 1.27: "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". Acreditamos que esta "imagem e semelhança", não poderia jamais ser na parte física do homem, uma vez que Deus é Espírito e é somente em espírito que o homem poderia ser parecido com Ele. Porém, assim como o corpo e a alma foram danificados e destruídos pelo pecado, assim também, nosso espírito foi danificado e destruído pelo mesmo pecado. Agora ele também precisa ser restaurado por Deus, para voltarmos a ter novamente comunhão com Ele.
05 – O TABERNÁCULO COMO REPRESENTAÇÃO DA NOVA JERUSALÉM
a) O Tabernáculo também simboliza a Nova Jerusalém, a maravilhosa cidade celestial que um dia descerá à terra. Acreditamos que a Nova Jerusalém celestial, será o Tabernáculo perfeito e eterno, onde Deus habitará para sempre com seu povo, Apocalipse 21.3: "E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles".
b) Alguns fatos importantes que podem nos servir de comparação ou contraste: Enquanto que no Tabernáculo terreno a presença de Deus era apenas temporária, e se restringia exclusivamente ao Lugar Santíssimo, na Jerusalém Celestial a presença de Deus inundará todos os lugares e será permanente, para sempre, conforme Apocalipse 21.22-23: "Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.”
c) Enquanto que o Tabernáculo servia como ponto de encontro do povo com Deus, que os recebia mediante os sacrifícios de bodes, carneiros, rolinhas, etc., e isso através de um mediador – o sacerdote, na Nova Jerusalém Celeste, teremos apenas um encontro com Deus e estaremos para sempre na Sua presença, gozando eternamente a redenção completa, que foi realizada por um único sacrifício, o sacrifício do Filho de Deus, que satisfez todas as exigências da lei, possibilitando a nossa morada eterna com o Senhor. Hebreus 10.12: "...mas Este [JESUS], havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à Direita de Deus".
06 – O TABERNÁCULO COMO REPRESENTAÇÃO DE JESUS CRISTO E SUA OBRA EXPIATÓRIA
a) Havia somente uma porta para o Tabernáculo (da mesma forma há somente uma porta para o Céu – Jesus disse: EU SOU A PORTA). À entrada do tabernáculo havia 4 colunas. Por que 4? Porque, se a porta representa JESUS, as 4 colunas representam exatamente os 4 aspectos do Ministério de Jesus na terra. São 4 os Evangelistas porque Jesus foi apresentado aos homens de 4 formas:  Mateus o apresentou como O REI, Marcos como O SERVO, Lucas como O HOMEM e João como DEUS.
b) Em Zacarias 9.9, lemos “EIS AÍ O VOSSO REI”; em Isaias 42.1, está escrito: “EIS AÍ O MEU SERVO”; em Zacarias 6.12 lemos: “EIS AÍ O HOMEM”; e em Isaias 40.9: “EIS AÍ O VOSSO DEUS!”. Quatro frases proféticas relacionadas aos 4 aspectos de Jesus.
c) Quando entramos no tabernáculo a primeira coisa que encontramos é o ALTAR DO HOLOCAUSTO –  símbolo do GÓLGOTA (= o lugar do sacrifício de Jesus, Hb 10.19,20), significando que a primeira coisa que o homem deve fazer para ser salvo é aceitar o sacrifício de Cristo como o Único suficiente para nos purificar dos pecados. 
d) Em seguida, depois do Altar, havia a BACIA DE BRONZE, onde o sacerdote se lavava após sacrificar o cordeiro. Essa bacia simboliza a Palavra de Deus, que, em vários textos, é mostrada limpando-nos de nossos pecados (João 15.3; Efésios 5.26). A Bíblia diz também que somos santificados pela Palavra – Tito 3.5
e) A Bacia era de Bronze, e esse metal significa julgamento (Ex 27.17,19; Nm 21.9). Somente a Palavra de Deus nos livra do julgamento futuro.
f) A Bacia foi feita com os espelhos doados pelas mulheres israelitas (Exodo 38.8). O apóstolo Tiago nos diz que o espelho é um dos símbolos da Palavra de Deus. Assim como o espelho mostra nossas sujeiras físicas, a Palavra de Deus mostra nossas sujeiras espirituais (Tg 1.22-25; 2 Cor 3.18).
g) Saindo do Pátrio, entramos no LUGAR SANTO, onde havia três objetos importantes: Um deles era o CASTIÇAL DE OURO, com 7 lâmpadas. Significa a luz espiritual que ilumina o homem que recebeu Cristo como Seu Senhor e Salvador (João 8.12).
h) Como o castiçal tem 7 lâmpadas, é um perfeito símbolo do Espírito Santo, que é chamado nas profecias de “SETE ESPIRITOS DE DEUS” (Apocalipse 4.5).
i) O homem que chega ao Lugar Santo, passa a ser iluminado e dirigido pelo Espírito Santo (João 14.26; 16.13), e agora todos os seus pensamentos (antes depravados), passam a ser puros e santos, como diz Paulo em Filipenses 4.8: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
j) O Castiçal (ou candelabro) foi feito de ouro batido. Isto significa que, o caminho com Jesus nesta terra é marcado por aflição e quebrantamento (Ex 25.31-32; Jo 16.33; 2 Tm 3.12). Quanto mais nossa comunhão com Deus aumenta, mais somos afligidos e caluniados.  O ouro simboliza a glória de Deus, mas nesta terra essa glória é “BATIDA”, isto é, acompanhada de sofrimentos e perseguições. Simbolismo perfeito!
k) Dentro do Lugar Santo, do outro lado, havia a MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO (usados pelos sacerdotes para os rituais sagrados). Isso fala de Alimentação espiritual. O novo homem, que nasceu de novo (6 + 1) tem agora uma nova alimentação. Ele se alimenta de Jesus, O PÃO DA VIDA, e também da Palavra de Deus. Agora que é um cidadão da pátria celestial, não se alimenta mais somente de pão, “MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS” (João 6.32-35; Salmo 1.º; Salmo 119).
l) Ainda dentro do Lugar Santo, bem no meio, perto da porta do Lugar Santíssimo, havia o ALTAR DO INCENSO, onde os sacerdotes acendiam o incenso em adoração à Deus. Nas profecias, o incenso simboliza justamente adoração, oração e louvor (Apocalipse 8.3-4; Salmo 141.2; Apocalipse 5.8). O novo homem é um adorador, que vive conversando com Deus e louvando em todo o tempo. 
m) Saindo do Lugar Santo, chegamos ao fascinante, misterioso e arrebatador SANTO DOS SANTOS. Quando imaginamos a santidade que reinava neste lugar, sentimos um leve tremor na espinha só em escrever sobre isso. Não podemos tratar essas coisas com leviandade. Tudo que estamos estudando aqui é a mais pura verdade. A presença de Deus era tão forte neste lugar que, o Sumo Sacerdote só entrava aí UMA VEZ POR ANO. E se ele tivesse cometido algum pecado, morreria fulminantemente tão logo pisasse nesse Santíssimo Lugar.
n) De acordo com algumas tradições antigas, ao entrar no Santo dos Santos, o sacerdote amarrava uma corda na cintura, deixando a ponta lá fora, no pátio (ou no lugar santo). Nas suas vestes havia uma série de campainhas, que faziam barulho enquanto ele andava de um lado para o outro, dentro do Santo dos Santos, cumprindo seu oficio. Se as campainhas parassem de funcionar, significava que o homem estava morto. Então, os outros sacerdotes puxavam o morto, pela corda.
o) Dentro do Santíssimo Lugar havia a ARCA DA ALIANÇA com o PROPICIATÓRIO (uma espécie de tábua ou lâmina, onde era derramado o sangue do cordeiro morto). Isso simboliza a comunhão profunda entre Deus e o homem nascido de novo. Nesse lugar se manifestava a glória de Deus, chamada em hebraico de SHEQUINAH. Esse lugar também simboliza o céu. Por isso, no exato momento em que Jesus morreu, uma mão invisível rasgou, de alto a baixo, o enorme véu que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos do Templo de Jerusalém! Deus estava dizendo para todos que, a partir dali, qualquer homem que quisesse ir para o céu, era só aceitar O CAMINHO QUE ELE HAVIA PREPARADO, isto é, JESUS! Lembre-se: JESUS É O CAMINHO e não UM DOS caminhos.
p) O sacrifício de Jesus foi tão importante e tão singular, que possibilitou que a Própria Divindade viesse habitar dentro do homem. Em outras palavras: quando o homem se arrepende dos seus pecados, é purificado por Deus (por meio do sangue de Jesus), e agora se torna TABERNÁCULO DE DEUS, MORADA DO ESPIRITO SANTO. Deve ser horrível o destino daqueles que zombam de tão glorioso privilégio!
q) A Bíblia revela três aspectos de Jesus como Pastor, e todas relacionadas com o Tabernáculo. Há três Salmos que formam uma trilogia. 
- No Salmo 22, há uma grande profecia sobre JESUS, O BOM PASTOR, que irá DAR A VIDA PELAS SUAS OVELHAS (João  10.11); 
- No Salmo 23, JESUS É O GRANDE PASTOR, QUE RETORNOU DA MORTE (Hb 13.20);
- No Salmo 24, JESUS É O SUPREMO PASTOR (I Pe 5.4), que em breve RETORNARÁ EM GLÓRIA!
r) Vejamos, em resumo, o significado espiritual do Tabernáculo: Todo o Tabernáculo representa a obra da Redenção efetuada por Cristo. O homem pecador sente a necessidade de ser salvo e entra no Tabernáculo. A primeira coisa que ele precisa enfrentar é o Altar do holocausto (= O sacrifício de Cristo na cruz). Após aceitar a morte expiatória de Cristo em seu lugar o pecador regenerado chega à bacia de bronze (= ele é lavado pelas águas purificadoras, ou seja, pela Palavra de Deus). Então ele está pronto para entrar no Lugar Santo (começa a crescer em sua vida espiritual). No Lugar Santo há o candelabro com 7 lâmpadas (o pecador regenerado tem comunhão com Cristo, reconhecendo que Ele é a Luz do mundo). Do outro lado, há a mesa dos pães (o pecador regenerado comunga com Cristo, O Pão da vida). Ainda no Lugar Santo o pecador encontra o altar do Incenso (= é através da oração que ele chega à presença de Deus). Quando sua comunhão com Deus é bastante profunda, ele chega (espiritualmente) ao Santo dos Santos, onde está a Arca da Aliança, onde a Presença de Deus é constante.
07 – O SIGNIFICADO PROFÉTICO DA TRIPLICE DIVISÃO DO TABERNÁCULO 
ESPIRITUALMENTE FALANDO, Israel é o CENTRO do mundo; Jerusalém é o CENTRO de Israel; o Templo é o CENTRO de Jerusalém; o Santo dos Santos é o CENTRO do Templo; A Arca da Aliança é o CENTRO do Santo dos Santos; o Propiciatório é o CENTRO da Arca; o sangue do cordeiro é aspergido sobre o CENTRO do Propiciatório; e o Cordeiro é um símbolo de JESUS.
a) Essa tríplice divisão do Tabernáculo fala de RESGATE (Pátio), SANTIFICAÇÃO (Lugar Santo) e GLORIFICAÇÃO (Santo dos Santos). São três as grandes virtudes do Cristianismo, e cada uma tem relação com as divisões do Tabernáculo: O  Cristão, pela FÉ entra no Pátio; pela ESPERANÇA alcança o Lugar Santo; e somente o AMOR lhe possibilita chegar ao Santo dos Santos.  Esse é o alvo de Deus!
b) Há três tempos proféticos nessas três divisões: O PATIO é o TEMPO DO CALVÁRIO (o inicio da vida cristã, os passos iniciais. Tudo começa quando recebemos Cristo como Nosso Senhor e Salvador); O LUGAR SANTO é o TEMPO DA IGREJA (o tempo atual, quando os Cristãos precisam ser luz para iluminar o mundo, e precisam dar comida às nações, oferecendo às mensagens de Boas Novas); por último, O LUGAR SANTÍSSIMO representa o futuro, ou seja, O RETORNO DE JESUS EM GRANDE PODER E GLÓRIA. É por isso que em Apocalipse 11.15-19, a Arca da Aliança original foi vista no céu pelo profeta.
c) Das 7 FESTAS PROFÉTICAS DE ISRAEL (que estudamos antes), três receberam um destaque especial na Bíblia: PÁSCOA, PENTECOSTES e TABERNÁCULOS. Não por acaso, pois são destacadas a 1.ª, a do meio e a última. As três primeiras festas aconteciam no PRIMEIRO MÊS; a 4.ª no meio do ano, e as três últimas, NO SÉTIMO MÊS. Perfeito! A Páscoa (como o Pátio) fala da morte de Cristo; o Pentecostes (como o Lugar Santo) fala da Igreja; e a Festa dos Tabernáculos (como o Santíssimo Lugar) fala da SEGUNDA VINDA DE CRISTO. Perfeito!
08 – O TABERNÁCULO E OS TRÊS PASSOS DO CRISTÃO NO CAMINHO DA MATURIDADE
            Quando estudamos a Bíblia percebemos que há três tipos de Cristãos salvos. Os inspirados homens de Deus usam vários tipos de figuras e símbolos quando falam desses três tipos.
            a) TRÊS GRAUS DE FRUTOS ESPIRITUAIS - Em Mateus 13.8, Jesus fala de pessoas que dão fruto a 30, 60 e 100. Relacionando com o Tabernáculo, podemos afirmar: O Cristão no Pátio dá frutos a 30%; no Lugar Santo, dá fruto a 60% e no Santo dos Santos, a 100%. 
b) TRÊS TIPOS DE VONTADE DIVINA - De acordo com Paulo (em Romanos 12.2), a Santa Vontade de Deus tem três características. O Cristão no Pátio conhece a BOA vontade de Deus; no Lugar Santo conhece a AGRADÁVEL e no Santo dos Santos conhece A PERFEITA.
c) RELACIONANDO COM  AS TRÊS FASES DO SER HUMANO - O apóstolo João usa três palavras para se referir aos Cristãos, e profeticamente (que ele soubesse disso ou não!) estava mostrando os três tipos de Cristãos de acordo com as divisões do Tabernáculo. Os três tipos são: O CRISTÃO “FILHINHO” – I Jo 2.1,18; O CRISTÃO “JOVEM” – I Jo 2.13,14; e O CRISTÃO “PAI” – I Jo 2.13,14. Em resumo: São três lugares, três maiores virtudes cristãs, e três graus no caminho da maturidade. O Cristão ainda MENINO (novo na fé), tem somente FÉ desenvolvida, e está no Pátio; o Cristão JOVEM é mais desenvolvido, pois além de FÉ tem ESPERANÇA, e está no Lugar Santo. E o Cristão ADULTO tem FÉ, ESPERANÇA e AMOR. Está no Santo dos Santos e conhece Deus bem de perto. Que tipo somos nós?
09 – O TABERNÁCULO E A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL 
Essa divisão de coisas de forma tríplice aparece em toda a Bíblia, e muitas delas têm relação com as três partes do Tabernáculo. Vejamos essa maravilhosa triplicidade bíblica na RESTAURAÇÃO DE ISRAEL. 
a) EM TRÊS ETAPAS - Os profetas ensinam que o povo de Israel passará por três etapas até o encontro com Jesus, na Sua 2.ª Vinda. 1.º - Retornarão à sua terra; 2.º Recuperarão sua amada cidade Jerusalém; 3.º Reconstruirão o Santo Templo. É fascinante comprovarmos que, em nossa época, no inicio deste 7.º milênio desde Adão, estamos diante da 3.ª etapa da restauração de Israel. Vejamos:  
1.ª etapa - 1948 – INDEPENDÊNCIA DO ESTADO DE ISRAEL  - RESTAURAÇÃO DA TERRA – Conforme Ezequiel 36 e 37;
2.ª etapa - 1967 – RESTAURAÇÃO DE JERUSALÉM – Conforme Isaias 66 e Zacarias 14. 
3.ª etapa - Agora, estamos diante dos preparativos para a RECONSTRUÇÃO DO SANTO TEMPLO! Quando Jesus voltar, acontecerá também O RETORNO DA GLÓRIA DO SENHOR PARA O TEMPLO – Ezequiel 43; Zacarias 14.
            b) A TERCEIRA ETAPA ESTÁ MUITO PRÓXIMA – No Salmo 80 vemos, com grande clareza e beleza, as três fases da restauração de Israel. O salmista faz três orações parecidas:
            – “RESTAURA-NOS, Ó DEUS! Faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos” (Versículo 3) – A restauração política de Israel aconteceu em 1948;
            – “RESTAURA-NOS, Ó DEUS DOS EXÉRCITOS! Faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos” (Versículo 7) – O controle político de toda Jerusalém passou para Israel somente em 1967.
            – “RESTAURA-NOS, SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS! Faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos” (Versículo 19). Isto é a restauração final de Israel, seu renascimento espiritual. De acordo com todas as nossas pesquisas proféticas, esse acontecimento final está muito próximo. Você está preparado?
CONCLUSÃO – Há, certamente, centenas de outros mistérios e surpresas no Tabernáculo. Um dia Deus nos revelará todos os detalhes maravilhosos que hoje estão ocultos aos nossos olhos. O conhecimento que você está adquirindo aumenta a sua responsabilidade. Se você é um Cristão fiel, sua fome pela Palavra de Deus deve ter aumentado ainda mais; se você é um Cristão relaxado, estes estudos devem estar lhe despertando para dar mais valor às coisas sagradas e anunciar aos amigos e inimigos que O RETORNO DE JESUS ESTÁ PRÓXIMO; e se você ainda não é um Cristão renascido (que se arrependeu dos seus pecados, e decidiu seguir Jesus pelo resto de sua vida), o que está esperando para se decidir?
“BEM-AVENTURADO AQUELE QUE LÊ E BEM-AVENTURADOS OS QUE OUVEM AS PALAVRAS DESTA PROFECIA E GUARDAM AS COISAS QUE NELA ESTÃO ESCRITAS; PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.” (Apocalipse 1.3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário