Quem sou eu

São Luis, Maranhão, Brazil
Pregador da palavra de Deus,com formação em Bacharel em Teologia, Arquelogia Biblica, Básico em Missões,Estudo no livro de Atos,etc... Contatos: E-MAIL: lagsserra@hotmail.com FONE: (098)9607-0766 orkut: lagsserra10@hotmail.com

Pesquisa de blogs do google

sábado, 7 de maio de 2011

ESTUDO - COMO CONTRUIR UM LAR FELIZ

COMO CONTRUIR UM LAR FELIZ
Gêneis 6:13-18

       Pr. Luis Carvalho Filho

        13. Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegada perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens, eis que os  destruirei juntamente com a terra.
       14. Faze para ti uma arca de madeira de cipreste: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.
        15. Desta maneira a farás o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinquenta e a sua altura de trinta.
        16. Farás na arca uma janela e lhe darás um cõvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-lo-ás com andares baixo, segundo e terceiro.
        17. Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda carne em que há espirito de vida; tudo o que há na terra expiará.
        18. Mas contigo estabelecerei o meu pacto entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.

INTRODUÇÃO

     Os nossos lares estão em dificuldades. A família, a unidade básica  da sociedade, está sendo atacada por todos os lados. Deus foi quem realizou a peimeira cerimônia de casamento lá no Éden. Ele estabeleceu o lar antes da escola, do governo ou da Igreja. Hoje parece que forças sinistras estão atacando nossa sociedade e por conseguinte o lar. Precisamos voltar à Palavra de Deus e descobrirmos, outra vez, como construir um lar feliz e bem sucedido. Precisamos tomar a Bíblia e redescobriemos o que o Autor da primeira cerimônia de casamento tem para dar sobre o casamento, eu descobri nesse texo, onze elementos, necessários, na construção do lar.

1. A FÉ - Hb 11:7 diz "...Noé pela fé preparou uma arca para salvamento de sua família..." e o v. 6 diz que "sem fé é impossivel agradar a Deus". A família precisa confiar em Deus, crê que se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam - Sl 127:1 - é do Senhor que procede a salvação para o lar e a fé é a vitória que vence os problemas.

2. ORINETÇÃO DIVINA - (v. 14) Deus diz: " faz uma arca..." vemos aqui, a orientação do Senhor nessa construção. Ele é o Arquiteto, o Engenheiro e o Mestre de Obras. Tudo depende Dele. Lar onde não se ouve a voz orinetadora de Deus, a Sua Palavra, é um caos. É necessário que as colunas do lar, o casal, esteja sempre buscando nesta palavra, orientação para esta construção. Mas a orientação vem também através da oração, que é a "respiração da alma" do crente. Um lar de oração, é uma fortaleza indestrutivél. Satanás não consegue desmoronar um lar que ora, e não existe lar desmoronado que não consegue ser erguido pela oração. "Muito pode a oração do justo" (Tg 5:16).

3. ESTRUTURA - "madeira" (V. 14)  Isto mostra que o lar, o casamento não é de uma estrutura inquebrável. Ele pode se despedaçar, é madeira. É por isso que quem decide construir um lar, deve construir com cuidados especiais, com amor, fé e orientação divina.

4. QUALIDADE - "...cipreste"(v. 14) Revela a qualidade, o valor e a importância. Cipreste era uma madeira de lei. O lar, a família, tem um alto valor. A única instituição comparada a ela, e a igreja de Jesus que foi comprada com preço de sangue.

5. PRIVACIDADE - "...compartimentos..."(v.14). Os compartimentos fala dos quartos dos filhos homens, separado das filhas e os dois separados do quarto do casal, a privacidade de cada membro do lar, principalmente do casal deve ser respeitada.

6.MATERIAL E PRESERVAÇÃO - "...betume..."(v. 14). O betume era uma especie de pinche que se usava na madeira para protegê-la, preservá-la e fechar pequenas aberturas ou rachaduras. No casamento, no lar, este material de preservação é extremamente necessário. Este material é conhecido no lar como: respeito, perdão, elogios, presentes, flores, lembrança de datas importantes para a família e o diálogo que é indispensável.É por falar em diálogo, alguém já disse que há cinco palavras que podem matar e cinco que podem restaurar.

        A - CINCO PALAVRAS QUE MATAM:
             1 -"Estúpido" - mata o amor próprio
             2 - "Nunca" - mata a esperança
             3 - "Mentiroso" - mata a confiança
             4 - "Me arrependo de ter casado com você" - mata a comunhão conjugal
             5 - "Depois" - mata a oportunidade

    B - CINCO PALAVRAS QUE RESTAURAM:
            1 - "Muito obrigado"
            2 - "Você está lindo(a)"
            3 - "Está delicioso"
            4 - "Ótimo"
            5 - "Me perdoe"

7. A BELEZA - "por dentro e por fora" (v. 14). A beleza interior e exterior da construção familiar. A beleza interior é refletida pelo amor, submissão, humildade, mansidão e uma vida cheia do Espírito Santo. E a beleza exterior aparece através dos cuidados corporais, como: higiene do corpo, roupa limpa, perfume, enfim, todo o adorno e atavio exterior. CAda membro do lar deves interessar por esta beleza, a de dentro e a fora.

8. DIMENSÕES - (V. 15) "desta madeira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinquenta e a sua altura de trinta".
        As dimensões no lar, fala do crescimento; o crescimento na familia é triplicar:
        a) numérico: números de filhos,
        b) material: trabalho, prosperidade e
        c) espiritual: relacionamento com Deus e desenvolvimento dos dons.
    Os filhos no lar, são herança do Senhor, e por isso devem ser bem cuidados e limitados de acordo com o desejo e as condições de cada família. O trabalho traz sustento e da fidelidade a Deus em contribuir com ofertas e dizimos na Obra do Senhor. No que a família deve sentir prazer em realizar.

9. UMA JANELA - (v. 16) "farás uma janela", esta janela fala da liberdade de olhar o mundo, a vida e as coisas com seus próprios olhos, dentro da sua própria visão. Ninguém deve forçar ninguém. Cada um é livre para pensar, escolher, criar, usar sua inteligência, capacidades e segui a vocação que estar no próprio coração, respeitando e sendo respeitado. Porém, cada um deve saber até onde deve olhar, pois, Deus contempla os nossos corações e conhece nossas intenções. Toda nossa liberdade deve ser presa à liberdade de Cristo.

10. UMA PORTA - (v. 16) "e a porta porás ao lado" . A porta diz respito a entrada e saida. Mas tudo no seu próprio tempo. Quem abre e fecha é Deus. Isto significa que a porta da família é o casamento e só deve existí-lo com a bênção de Deus, como também só deve deixar de existí-lo com a permissão divina. Ninguém cancela um casamento sem estas duas condições: Falecimento de um dos cônjuges e infidelidade conjugal. O que passa disso, não procede de Deus e não tem a sua benção.

11. OS ANDARES DA FAMÍLIA - (v. 16) "...fá-la-ás com andares baixo, segundo e terceiro.
São três os andares do lar:
       A. Companheirismo. É onde os membros da família, especialmente o casal, deve valorizar a amizade, o diálogo, o lazer e a oração juntos.
        B. Procriação. Fala do número de filhos. Os nascimentos.
        C. Prazer ou gozo conjugal (sexo). Deus criou o sexo, também, para o prazer do casal, e deve ser usado dentro do casamento, obedecendo o princípio do "leito sem mácula" para que satanás não tenha vantagem no lar.

CONCLUSÃO

A Bíblia diz que Noé conseguiu construir a arca e salvar sua família.
Josué disse que serviria ao Senhor com toda a sua família.
O carcereiro de Filipos " creu em Deus e toda a  sua casa" .(At 16:31)
     Como vai a sua casa? Como vai você pai? E você mãe: Você esposa e marido? E você filhos? O lar está bem? A construção tem todos estes elementos mancionados neste estudo? Se não, você pode recomeçar agora mesmo, obedecendo estes princípios. Comece pela fé, depois busque a orientação divina e ele dará a você todod o restante do material de construção de um lar feliz.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário