Quem sou eu

São Luis, Maranhão, Brazil
Pregador da palavra de Deus,com formação em Bacharel em Teologia, Arquelogia Biblica, Básico em Missões,Estudo no livro de Atos,etc... Contatos: E-MAIL: lagsserra@hotmail.com FONE: (098)9607-0766 orkut: lagsserra10@hotmail.com

Pesquisa de blogs do google

domingo, 8 de maio de 2011

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES

           O dia das mães é bem conhecido nosso. Neste nós paramos um pouco com aquele corre-corre para dedicar um pouco do nosso tempo à nossa mãe. Muito comumente o chamados de o "Dia nacional da exploração comercial" , mesmo assim, corremos até as lojas para comprar o melhor presente que as nossas posses permitam. Apesar de ser um velho conhecido nosso. Pouca gentes sabe a sua verdadeira origem e finalidade. Então vamos aproveitar o ensejo de maio ser o mês do lar para sabermos um pouco sobre a origem deste dia.
           Várias datas e dias festivos que comemoramos no ocidente são de origem evangélica, porque queiram ou não, o crente é sal da terra e luz do mundo, e sua influência é sentida através dos tempos.
            Ana Jarvis, a idealizadora do Dia das Mães, nasceu em 1846, na cidade de Grafion, Virginia Ocidental - EUA. Diplomou-se em 1883 pela faculdade de Maru Baldwip e exerceu o magistério em sua cidade natal, perdeu sua querida mãe. Com tal perda vieram-lhe graves pertubações, inclusive a tutela de sua irmã Elsirone, que era cega. Dois anos após, ou seja, em 1907, a Igreja Pentecostal promoveu uma significativa homenagem à mãe de Ana Jarvis, pelo muito que ela trabalhara para a causa. No ano seguinte, ainda no segundo domingo de maio, realizou-se, pela primeira vez, uma celebração pública com o mesmo objetivo. foi  quando Ana sugeriu que a homenagem se estendesse a todas as mães falecidas. A idéia logo tomou vulto e o Depitado J. Thomas Heflin, do Alabama e o Senador Morris Sheppard do Texas, apresentaram proposta conjunta para tornarem-se oficiais em todo o pais as comemorações do "Dia das Mães". O projeto foi aprovado pelo Congresso Norte-Americano no dia 10 de maio de 1913 e o presidente Wodrow Wilson o promulgou tornando feriado nacional o 2º domingo de maio. Outros governos fizeram o mesmo.
           No Brasil, a iniciativa coube à Associação Cristã de Moços de Porto Alegre - RS. No dia 13 de maio de 1919, eles tomaram a iniciativa de promover pela primeira vez, a solenidade comemorativa da data. A festa foi presidida pelo escritor Álvaro Moreira, sendo a oradora oficial a poetisa Júlia Lopes de Almeida. Em junho de 1931, Alice Toledo Tibirica, presidente do 10º Congresso Internacional feminino, dirigiu ao presidente da República, Getúlio Vargas, a mensagem que solicitou a oficialização do "Dia das Mães". No ano seguinte - 5/5/1932 - pelo Decreto - nº 21.336, o presidente da República (ainda o Dr Gétúlio Vargas) tornou oficial no Brasil o "Dia das Mães".

"...Até que eu, Debora, me levantei como mãe em Israel". - Juizes 5:7.


Matéria extraida da ravista Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário