Quem sou eu

São Luis, Maranhão, Brazil
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domingo, 29 de maio de 2011

Gênesis 1

Publicado em 13 de fevereiro de 2010 – 15:45
por John Lightfoot
1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz. 4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. 5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. (Gn. 1:1-5).
A Escritura é a palavra de conhecimento: começa com a história da criação porque, primeiro, o passo inicial rumo ao conhecimento de Deus se dá na condição de criatura (Rom. 1:20). Em segundo lugar, a história da criação testifica acerca da justiça de Deus, ao colocar e ao espalhar as nações da forma como bem entende, visto que a terra é toda sua e que foi ele quem a fez. Em terceiro lugar, a ressurreição é ensinada na [história da] criação e o fim do mundo, n[a história d]o começo. Se Deus fez o que era a partir do que não era, então com certeza pode fazer o que será a partir do que já foi: A saber, estes nossos corpos – o ceu e a terra, o centro e a circunferência – foram criados juntos num mesmo instante e as nuvens cheias de água (não como as vemos hoje em formação a partir do vapor, mas as que eram chamadas “janelas” ou “cataratas do ceu”, Gen. 7:11; 2Reis 7:19; Mal. 3:10) foram criadas no mesmo instante juntamente com eles (v.2). A terra era coberta de águas e não tinha ainda recebido sua perfeição, beleza e aterro [deckage]. Aquele vasto vazio (que se encontrava entre o convexo de tais águas e o côncavo das nuvens) foi preenchido como que por uma grande, monumental, escuridão e o Espírito de Deus moveu dos ceus, no primeiro momento de sua criação, em um círculo, ou movimento, acima e perto da terra e das águas, para a apreciação e preservação de tais seres recém-iniciados (v.3). Por doze horas os ceus se moveram assim em escuridão, então Deus ordenou que a luz aparecesse nesse “horizonte” superior, a saber, por sobre onde o Éden haveria de ser plantado (pois, afinal, é para aquele lugar que esta história é direcionada) e, ali, ela brilhou por outras doze horas, declinando por graus com o movimento dos ceus para o outro hemisfério, que passou a iluminar pelas próximas doze horas e, assim, o primeiro dia natural para aquele lado do mundo foi de trinta e seis horas de duração, tal como o chamado “dia de Josué” (Jos. 10). E, pela mesma duração, o nosso Salvador foi obscurecido durante a sua morte.
6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. 8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo (Gn. 1:6-8).
(v.6) – Quando a luz começou a baixar pelo horizonte do Éden e a tarde ou noite do segundo dia chegou, Deus ordenou que o ar fosse espalhado, contrapondo àquele vazio que estava entre as águas da terra e as águas nas nuvens, e em vinte e quatro horas tudo se cumpriu e o ar se espalhou através de todo o universo com o movimento dos ceus. Ao contrário dos outros dias, não se diz sobre as obras deste segundo dia de trabalho que “Deus viu que era bom”. Isso porque, ao passo que as obras neste dia cuidavam de separar as águas, elas não obstate só se encontraram perfeita e plenamente separadas quando as águas que cobriam a terra assentaram nos seus respectivos canais. E isso só se cumpriu ao terceiro dia. Tanto é que, ali, diz-se duas vezes que “Deus viu que era bom” referindo-se à separação plena das águas, por um lado, e, por outro, à fertilização do solo.
9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. 10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. 11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. 12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. 13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro (Gn. 1:9-13).
(v.9) – No recém-criado ar, Deus trovejou e repreendeu as águas (Sl. 104:7), de modo que elas se apressaram e se moveram rumo ao oeste, rumo aos canais que o Senhor lhes havia designado. Enquanto ainda fluiam para longe e a terra seca aparecia, da terra instantaneamente brotaram árvores e plantas de diversos tipos. Essa produção se restringiu somente aos seus corpos e substâncias, pois sua verdura e maturidade aguardaram pelo sexto dia: e, agora, o Éden era plantado com os corpos de todas as árvores, prontas para o alimento e para o deleite. E, quando Adão é criado, chegam já a dar folhas e frutos.
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. 15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. 16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. 17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, 18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. 19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. 20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus (Gn. 1:14-20).
(v.14) – A lua e algumas estrlas criadas antes do sol: ela brilhou por toda a noite do quarto dia em seu corpo inteiro [ie., lua cheia] e, quando o sol apareceu de manhã, sua luz foi aumentada, embora seu corpo tenha sido obscurecido do mundo até o sexto dia de tarde (o que foi o seu primeiro dia), e mostrou o seu crescente e forneceu luz a Adão, que em pouco perdeu seu brilho próprio da promessa, por conta da sua queda.
21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. 22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. 23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. 24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi (Gn. 1:21-24).
(v.21) – Dentre todas as feras, somente as baleias são especificadas pelo nome, a fm de mostrar que mesmo as mais grandiosas criaturas viventes não se “autocriaram”.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom (Gn. 1:25).
(v.25) – Animais selváticos e domésticos são criados, bem como toda sorte de coisas rastejantes, e o mundo é recheado deles, [ao menos] perto do Éden, e, também, com o homem: sete foram os animais puros, três casais por raça, e o ímpar para ser sacrificado em favor de Adão por conta de sua queda. Porém, dos impuros, somente um casal para a propagação da espécie.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. 30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
(v.26) – O homem é criado pela Trindade, por volta da terceira hora do dia, isto é, nove horas da manhã.

sábado, 28 de maio de 2011

Estas passagens lidam com os galardões dos crentes:

Versos sobre galardões e a imperdibilidade, certeza, firmeza, garantia, inabalabilidade, preservação, seguridade da salvação, uma vez salvo sempre salvo, salvação não pode ser perdida, é imperdível. O bema, tribunal de Cristo, para concessão de galardão, recompensa aos salvos, galardoamento.

1Co 3:11-15; 2Co 5:9-10; Gál 6:9; Col 3:24-25; 2Ti 2:12; Tia 1:12; 2Jo 1:8; Apo 2:7,11,17,26; 3:5,12,21.
[Ver "Bema, o Tribunal de Cristo, para Julgamento a Fim de Galardoar os Salvos" em "Escatologia". Este julgamento é após o Arrebatamento (que é pré-Tribulação) e antes da 2a. etapa da 2a. vinda de Cristo (que é até a terra; é para julgar o Diabo, o Anticristo, o Falso Profeta, e os seguidores deste trio satânico; e é para inaugurar o Milênio).

   11  Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1 Coríntios 3:11-15)
   9 Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2 Coríntios 5:9-10)
  E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. (Gálatas 6:9)
   Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tiago 1:12)
   Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. (2 João 1:8)
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.  26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações (Apocalipse 2:7,11,17,26)
   5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.   12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. 21  Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. (Apocalipse 3:5,12,21)
1.   2Ti 2:12 O negar, aqui, pode ser ligado a 1Co 3:15 "Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." Portanto, o que é negado, aqui, são os galardões.

Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; (2 Timóteo 2:12)

2.   Col 3:24-25  

24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 25 Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.

Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.




"BATALHA ESPIRITUAL"

Parece que os crentes nunca se cansam de aparecer com novas maneiras de lidar com a vida. Lembram-nos dos Atenienses no Areópago, que "de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade" (Atos 17:21). Dentro da "cristandade evangélica" de hoje em dia, existe um constante desfile de inovadores enfoques para lidar com os nossos pecados e problemas. Um desses é o que alguns chamam de [movimento da] "Batalha Espiritual". "Batalha Espiritual" se tornou a moda em qualquer círculo cristão de hoje em dia, apesar da sua falta de suporte bíblico. Isto deve-se a vários fatores: a influência de elementos carismáticos; pragmatismo; a igreja render-se à psicologia durante os últimos vinte anos; e o endosso de teólogos de renome. No entanto, a questão é, como sempre: Porventura este novo movimento se encaixa na Palavra de Deus? Iremos descobrir que não somente não se encaixa nas Escrituras, mas que o movimento da "Batalha Espiritual" é anti-Escriturístico.


 

O CRISTÃO E A POSSESSÃO DEMONÍACA

Definição de demonizado [ver NOTA]

Os ensinadores da batalha espiritual dão uma grande importância à palavra Grega comumente traduzida, "endemoninhado (possuído por demônio)" no Novo Testamento. A palavra simplesmente significa "ser demonizado".  De alguma forma, esta definição é suposta [pelo movimento da "Batalha Espiritual"] suavizar o conceito de um Cristão ser possuído por um demônio. Por exemplo, Neil Anderson diz que significa [em qualquer forma, extensão, grau e duração] ser [influenciado ou] controlado por um demônio, e que é uma questão de graus. No entanto, o Novo Testamento nunca usa o termo para coisa alguma menor do que ser habitado por um demônio. [O termo "demonizado"] nunca é usado para descrever a atividade de Satanás em acusação aos irmãos, tentação, enganação ou perseguição. Portanto, não importa como traduzimos a palavra "daimonizomai", ela é sempre usada exclusivamente para aqueles habitados por demônios.

Pode um Cristão ser possuído por um demônio?

A questão deve ser colocada, "Pode um salvo ser possuído por um demônio; isto é, habitado e controlado por um demônio?" C.F. Dickenson, no seu livro Demon Possession and the Christian, devota sério estudo a esta questão. Ele lida com todas as principais porções das Escrituras acerca deste assunto e então conclui: "Chegamos à conclusão que que, embora haja uma grande quantidade de informação a considerar, e ainda que se possa alegar evidências de vários pesos, no entanto não havemos chegado a uma conclusão definitiva. ... Temos procurado evidências provenientes de considerações bíblicas e teológicas que suportem a idéia de os crentes poderem ser demonizados."(p149).

Em outras palavras, de acordo com o Dr. Dickenson, as mesmas Escrituras que clamam prover tudo o que precisamos para a vida e santificação (2Pe 1:3), é inadequada para lidar com este assunto importante. [Daí,] que deve o crente fazer? De acordo com Dickenson, Deus negligenciou incluir na Sua Palavra instruções para vitória sobre um dos mais poderosos inimigos do crente. Então para onde nos virarmos? Dickenson assegura-nos que podemos olhar para a experiência com confiança. Ele admite que, "O perigo de basearmos nossa teologia em experiência é evidente." No entanto, como a Palavra de Deus não aborda o assunto da demonização dos crentes, os ensinadores [do movimento] da "Batalha Espiritual" se sentiram livres para desenvolverem um inteiro sistema de batalha demoníaca, baseados na suposta experiência de pessoas. 
NOTA DO TRADUTOR: Como os defensores do movimento da Batalha Espiritual criaram um novo termo inglês, "demonized", pretendendo que fosse diferenciado do tradicional "demon possessed", também criamos um novo termo em português, "demonizado", para refletir o pensamento deles, que querem diferenciá-lo do tradicional "endemoninhado".
   Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; (2Ped 1:3) 

O que a Bíblia diz?

Antes de examinarmos a defeituosa estrutura [do movimento] da "Batalha Espiritual", devemos examinar se a Bíblia nos dá alguma pista acerca se um crente pode ser demonizado. As seguintes passagens necessitam ser estudadas --
Col. 1:13-14 -- Quando os indivíduos são salvos eles são arrancados do domínio das trevas.

Rom. 8:37 -- O contexto é o da segurança do crente, no entanto encontramos que ao crente é prometida vitória através de Cristo.

1Co 6:19 -- O crente é habitado pelo Espírito Santo. É inconcebível que o Espírito Santo fosse partilhar nossos corpos com um demônio. Durante o tempo do ministério de Jesus na terra os demônios temiam-No e normalmente evitavam-No, se possível. Porque o mesmo não será verdade com o Espírito Santo?

1Jo 4:4 -- O crente tem o Espírito Santo dentro de si. Os demônios por outro lado, habitam o mundo e os que são do mundo.

1Jo 5:18 -- O maligno não pode tocar nos filhos de Deus.

2Te 3:3 -- Por causa da fidelidade de nosso Senhor (não da nossa) estamos protegidos do maligno.

1Co 5:5 -- No Novo Testamento nunca encontramos indicação alguma que um crente possa ser habitado por um demônio, nem nos é dado mandamento algum ou instrução alguma acerca de expulsar demônios [NOTA de solascriptura-tt: Ver So83ApostEDiscTiveramDonsSinais-Helio ] . Esta passagem [1Co 5:5] fala de entregar um crente a Satanás, para a destruição da sua carne. Nada jamais é dito acerca de arrancar um crente de uma possessão pelo Diabo.
O qual nos tirou da potestade das trevas, e  nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; (Col 1:13-14)

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Rom 8:37)

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1Co 6:19)

Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. (1Jo 4:4)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (1Jo 5:18)

Mas fiel é o SENHOR, que vos confirmará, e guardará do maligno. (2Te 3:3)

Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus. (1Co 5:5)

Por quê o interesse neste assunto?

Então, porque alguns crêem que um crente possa ser demonizado?
Aqui estão três razões:

1. Experiência -- Estórias ["causos"], algumas delas bastante incríveis, dominam o campo. A teoria parece ser que, se alguém teve uma experiência, não importa o quão absurda ou antibíblica possa ser, então ela tem que ser de Deus. "Teologia Baseada em Estórias" [ver NOTA] é o marca predominante na teologia de hoje.
2. Influência da psicologia -- Meus problemas não podem ser culpa minha. Tem que existir uma solução, fora das Escrituras. Este é o mesmo ponto de vista que os psicólogos Cristãos ensinam
3. Transferência de culpa  [colocar as minhas culpas nos outros] -- Anderson diz, "Aqueles que dizem que um demônio não pode controlar [sequer] uma área da vida dum crente, só nos deixam com dois culpados para o problema que encaramos: nós mesmos ou Deus. Se nos culpamos a nós próprios, nos sentiremos desesperados, pois não conseguiremos fazer nada para parar o que estamos fazendo. Se culpamos Deus, a nossa confiança n´Ele como nosso Pai benevolente é abalada. De qualquer das maneiras, não temos chance alguma de obter a vitória que a Bíblia nos promete" (The Bondage Breaker, p.174). Como não nos podemos mais culpar a nós próprios pelos nossos próprios problemas, os demônios tornam-se convenientes bodes expiatórios.
[NOTA DO TRADUTOR: No original "Story Theology", isto é, "Teologia Baseada em Estórias, em 'causos', em experiências alegadas por pessoas, muitas vezes sem nenhuma veracidade ou apoio bíblico". Tal "Teologia Baseada em Estórias" é bastante diferente da "Teologia Histórica", que analisa a Teologia através da História.]

I. OS ENSINAMENTOS DOS LÍDERES [do movimento] da "BATALHA ESPIRITUAL"

Neil Anderson é o ensinador mais popular [do movimento] da "Batalha Espiritual". Anderson foi o chefe do Departamento de Teologia Prática na Talbot School of Theology of Biola University. Escreveu vários livros dentro deste assunto, incluindo: The Bondage Breaker; The Seduction of Our Children; Victory Over the Darkness; Released from Bondage; e Walking Through the Darkness. Ele também viaja pelo país [USA] apresentando o seu seminário "Liberdade em Cristo" (Freedom in Christ). Iremos tratar os ensinamentos de Anderson como representativos de todo o grupo.

A. Ensinamentos Bíblicos

Muitos dos conceitos do Dr. Anderson estão de acordo com as Escrituras, pelos quais damos graças a Deus. Anderson estaria de acordo com as doutrinas fundamentais da fé. Em adição a isto, ele coloca ênfase especial em: 
- Pensamento correto produzirá emoções certas.
- O maior promotor da saúde mental e emocional, é um verdadeiro conhecimento de Deus.
- O crente tem que entender a sua identidade em Cristo.
- Perdão é extremamente importante na vida do crente.

B. "Cristãos podem ser demonizados ou possuídos por demônios"

Anderson faz a seguinte afirmação. "É minha observação que não mais do que 15% da comunidade de cristãos evangélicos é completamente livre da escravidão a Satanás" (Bondage, p.107). "Influência demoníaca não é uma força externa no sentido físico; é uma manipulação interna ao nível do sistema nervoso central" (p.111). "Qualquer coisa má que você não consiga parar de fazer, ou qualquer coisa boa que você não consiga pôr-se a fazer, pode ser uma área de controle demoníaco" (p.179).
Para Anderson, 85% dos cristãos evangélicos estão controlados por Satanás, em algum grau. Seria um exercício muito interessante tentar achar nas Escrituras suporte para as asserções de Anderson.

C. "Cristãos podem ser libertos da demonização"

Felizmente para nós, Anderson descobriu um meio de libertação para os crentes controlados pelos demônios. Onde encontrou ele tal plano? Certamente não foi nas Escrituras -- relembre que aparentemente [diz ele] a Bíblia não trata de tal problema. Ele também  não encontrou [solução] mesmo nas tradições dos grandes santos do passado. De fato, ninguém na história da igreja jamais ensinou os métodos desenvolvidos por Anderson -- o que nos diz umas quantas coisas:
1. Visto este plano não ser baseado nas Escrituras, e visto ser total novidade para a igreja, grande precaução é preciso ter.

2. Se Anderson está correto, então a maior parte dos santos do passado, os quais somente tinham a Palavra de Deus para os guiar, foram escravizados irremediavelmente por demônios -- aparentemente sem se darem conta disso. Que pensamento tão triste!

D. Ensinos de Anderson, sobre o que o crente tem que fazer para ser liberto da demonização

O seu principal foco deve estar contido dentro destes três conceitos :

1. Entender a nossa identidade em Cristo --

Muito do que Anderson ensina nesta secção é bíblico, no entanto, se desvia em duas áreas importantes:

a. A autoridade do crente

O argumento é mais ou menos este: Eu estou sentado nos lugares celestiais em Cristo. Cristo tem todo o poder e autoridade. Portanto, eu tenho o poder e autoridade de Cristo. E o resultado é que todos os Cristão tem autoridade sobre Satanás e seus demônios.
Deverá ser óbvio que a terceira premissa não é verdadeira. Anderson dá como prova textual Lucas capítulos 9 e 10. No entanto, não somente estas referências são para os crente pré-pentecostes (que não estavam em Cristo), mas, são instruções específicas, para um específico grupo de pessoas, para um específico ato. Estas passagens não têm qualquer referência para a igreja.  [NOTA de solascriptura-tt: Ver So83ApostEDiscTiveramDonsSinais-Helio]

b. Amarrar, soltar, ordenar a Satanás e seus demônios

Anderson admite que não existem instruções nas epístolas para expulsar demônios porque (diz ele) é da responsa-bilidade de todo crente Cristão o vestir a armadura de Deus, ficar firme e resistir ao diabo.
A Escritura usada como suporte é Mat 12:29, mas é errado concluir que Cristo haja estabelecido um castigador universal para amarrar espíritos maus. A propósito, quem é que não pára de os soltar?
1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. ... 38 E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho. 39 Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. 40 E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. 41 E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho. 42 E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai. ... 49 E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. 50 E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. ... 1 ¶ E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. ... 17 ¶ E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. ... (Lucas 9:1-10:42)

2. Libertação do nosso passado

Anderson sugere uma abordagem com quatro pontos:
a. A "integração da psicologia com a teologia."
b. Libertar o crente da "escravatura hereditária a demônios". Anderson está falando de se herdar geneticamente: demônios; espíritos guias; maldições satânicas; e uma pré-disposição genética para pecados [específicos] que se transformam em hábitos ou vícios [específicos].
Êxo 20:5 é a suposta base Escriturística, mas é usado fora do contexto (ver verso 6). No entanto, mesmo se o contexto fosse que o pecado é herdado, Ezequiel 18:19 o rescindiu.
c. Perdoar Deus (Released, p.174).
Nada mais é necessário dizer aqui. Isto não é um milímetro menos que blasfêmia.
d. Perdoar-se a si próprio.
Nada em toda a Palavra de Deus nos dá a autoridade para nos perdoarmos a nós mesmos.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Êxo 20:5)
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. (Êxo 20:6)
Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. (Eze 18:19)

3. Liberdade de conflito da Escritura causado por demônios

 -- Confrontar os demônios é o ponto fundamental do ministério de Anderson.
Note três pressuposições insanas e/ou não bíblicas:
a. Demônios (não a carne) são a fonte primária da falha dos crentes (Gal. 5:16-21).
b. Crentes podem ficar possuídos por demônios.
c. [o movimento da] "Batalha Espiritual" é uma campanha ofensiva em vez de defensiva, e inclui ataques verbais a Satanás. "Devemos aprender a manietar o homem forte antes de podermos resgatar os seus prisioneiros" (Bondage, p.91).
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gál 5:16-21) 

4. Passos para  a liberdade em Cristo

 -- Satanás será derrotado somente se o confrontarmos verbalmente (p.84):
Passo #1 -- Renuncie [todo] envolvimento com práticas satânicas [ou] de inspiração no ocultismo. (Isto inclui qualquer atividade que um membro da família possa ter participado.)

Passo #2 -- Escolha viver pela verdade em vez de pelo engano.

Passo #3 -- Escolha perdão em vez de ficar amargurado. (Isto inclui perdoarmos a nós mesmos, p.196.)

Passo #4 -- Temos que escolher ser submissos em vez de rebeldes.

Passo #5 -- Viva humildemente em vez de orgulhosamente.

Passo #6 -- Escolha liberdade em vez de escravidão ao pecado.

Passo #7 -- Renuncie os pecados e maldições, as quais possam ter sido colocadas nos seus ancestrais (ver ex. p.201).

II. AVALIAÇÃO [do movimento] DA "BATALHA ESPIRITUAL"

A Escritura reivindica prover tudo o que necessitamos para a salvação e santificação  (2Ti 3:16-17 e 2Pe 1:3). Contudo, os próprios ensinadores [do movimento] da "Batalha Espiritual" admitem que não existe evidência bíblica que um filho de Deus possa ser demonizado. Se esse é o caso, então obviamente a Escritura não provê nenhum "passos para libertação da possessão demoníaca". Agora, Neil Anderson e C. Fred Dickenson estão nos dizendo que estão nos provendo aquilo que a Palavra de Deus nunca se concedeu nos ensinar. Donde estão estes homens obtendo tal informação? Da experiência -- a mesma fonte donde os carismáticos obtém os seus ensinos antibíblicos.

A. Não só [o movimento de] a "Batalha Espiritual" deriva de fontes extra-bíblicas, como também contradiz muito do que o Novo Testamento nos ensina acerca de demônios

1. Nas epístolas existem dez referências a demônios (a maioria relatando certos fatos), mas existem mais de cinqüenta referências para "a carne" como sendo o principal inimigo do crente. A perspectiva do  Novo Testamento é que a maior área de conflito é na área da carne, e não na da influência demoníaca.
2. Alguns estão-nos dizendo que demônios têm nomes que refletem suas influências. Nomes tais como "luxúria", "assassinato", "inveja", "mexerico", etc. Contudo, em nenhum lugar na Bíblia nós encontramos qualquer suporte para este ensino. A Escritura explicitamente diz que estas ações são produto da carne (e.g. Gál. 5:19-21 [acima]).
3. Anderson clama que quando lidamos com demônios é um "embate da verdade", e não um "embate de poder". No entanto, quando Jesus ou os Apóstolos expulsavam demônios era sempre um embate de poder. Jesus nunca, nem uma só vez, tentou argumentar com um indivíduo endemoninhado. Nunca, nem uma só vez, Ele lhes pediu para [os demônios] acreditarem na [se renderem à] verdade. Ele sempre energicamente expulsava os demônios dessas pessoas. Ademais, nem uma só pessoa nos Evangelhos jamais veio até Jesus para ser liberta dos demônios. A razão óbvia é que quando um demônio controla alguém, essa pessoa perdeu a sua capacidade para escolher o bem. Em contraste, os ensinadores [do movimento] da "Batalha Espiritual" nos dizem que os crentes estão indo ter com eles em grande número, para serem libertos.
4. Os líderes [do movimento] da "Batalha Espiritual" não entendem a distinção entre Jesus e os apóstolos e o cristão normal. Os encontros de Jesus com os demônios estavam diretamente relacionados com a Sua reivindicação de ser o Messias e Sua oferta do Reino. Em relação aos Apóstolos, existem três ocasiões em que expulsaram demônios após a ascensão de Cristo (Atos 8:5-8; 16:16-18; 19:11-12). A capacidade para fazer isso lhes foi dada [exclusivamente a eles] para atestar a nomeação deles como apóstolos (Mar 16:17; 2Co 12:12). No Novo Testamento nós não encontramos crentes a expulsar demônios, a não ser que sejam apóstolos. No entanto, mesmo com os apóstolos, nós não encontramos que a expulsão de demônios fosse  uma parte importante dos seus ministérios. Em vez disso, a norma para lidar com possessão demoníaca era a apresentação do evangelho.

5. É interessante nos apercebermos que é exatamente estas áreas -- as quais os carismáticos e as pessoas [do movimento] da "Batalha Espiritual" tanto enfatizam --  que Jesus põe em evidência como nada provando concernente à relação com Deus (Mat 7:21-23). Posteriormente Paulo até nos ensina que pessoas com inspiração satânica podem produzir milagres (2Te 2:9-12).
6. A principal conclusão é que este método de santificação não é ensinado em parte alguma da Bíblia. Nós, com toda a certeza, podemos confiar que nosso Senhor teria incluído [no registro Bíblico] um meio para libertar de demônios, se tal fosse necessário.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2Ti 3:16-17)
   Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; (2Pe 1:3)
   E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade. (Ato 8:5-8)
   E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. (Ato 16:16-18)
    E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam. (Ato 19:11-12)
   E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; (Mar 16:17) [NOTA de solascriptura-tt: Versos 14 (Cristo repreende incredulidade) e 20 (crença e sinais cumpridos) referem-se aos apóstolos, portanto v. 17 também. Ver QuemSaoOsCrentesSeguidosPorSinaisMark16-Keener]
   Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. (2Co 12:12)
   Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mat 7:21-23) [NOTA de solascriptura-tt.org: Já lhe ocorreu que a iniqüidade praticada por essas pessoas é justamente a de "fazer" o que era exclusivo e identificador-caracterizador dos 83 apóstolos e discípulos (que foram especificamente comissionados para tal, pelo Cristo fisicamente presente)? Ver: So83ApostEDiscTiveramDonsSinais-Helio]
   A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. (2Te 2:9-12) 

B. Alguns ensinos ANTI-BÍBLICOS adicionais

1. Amarrar Satanás

 -- baseado na má interpretação de três passagens: Mat 12:29; 16:19 e 18:18. O contexto no entanto revela que  Mat 12:29 é uma ilustração do poder pessoal de Cristo sobre Satanás, e não nosso poder. Ademais, Mat 16:19 e 18:18 estão no contexto de cumprir [plenamente] a vontade de Deus na terra, incluindo a disciplina pela igreja.
Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa? (Mat 12:29)
   E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra, acontecerá que foi ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra acontecerá que foi desligado nos céus. (Mat 16:19, tradução de Berry)
   Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, acontecerá que foi ligado no céu; e tudo o que desligardes na terra acontecerá que foi desligado no céu. (Mat 18:18, tradução de Berry) 

2. Repreender o diabo

 -- os crentes nunca são instruídos a repreender o diabo ou seus demônios. O Novo Testamento vê repreender como uma prerrogativa exclusiva de Jesus (Judas 1:9). Ademais, isto é marca dum falso profeta (2Pe 2:4-12; Judas 1:8,9). Então, por que é que as pessoas repreendem o diabo? 2Pe 2:12 e Judas 1:10 dizem que eles fazem isso porque não entendem o que estão fazendo. 2Pe 2:10 sugere que fazem isso por causa da arrogância.
8 E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. 9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. 10 Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. (Judas 1:8-10)
  ... 9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 10 ¶ Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; 11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, (2 Pedro 2:4-12)

3. Orar o sangue (praying the blood)

 -- Esta frase ou idéia não é encontrada no Novo Testamento. O sangue de Cristo nos purifica/liberta do pecado.

4. Maldições herdadas -- quatro razões porque tal idéia é incorreta

a. A salvação nos liberta de todos os pecados -- incluindo pecados de ocultismo. A Bíblia não reconhece pecados de ocultismo como uma categoria especial, que não foi tratada na cruz.
b. Êxo 20:5 se refere à escolha de cada geração em seguir os pecados dos seus ancestrais. Eze 18:10-20 diz que cada um de nós será tratado de acordo com os seus próprios pecado.

c. Êxo 20:5-6 e Deut 5:9-10 lidam com Israel -- não com a igreja.

d. Não existe nem um único exemplo na Bíblia de uma pessoa salva estar sob uma maldição satânica, que tenha que ser "quebrada" por exorcistas cristãos ou por uma confissão especial [distinta da confissão do nosso pecado e confissão de que Cristo é nosso Salvador e Senhor, confissões feitas na nossa salvação].
e. Espíritos territoriais.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20:5-6)
   9 Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 10 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Deuteronômio 5:9-10)
   ... 14 E eis que também, se ele gerar um filho que veja todos os pecados que seu pai fez e, vendo-os, não cometer coisas semelhantes ... 17 Desviar do pobre a sua mão, não receber usura e juros, cumprir os meus juízos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela iniqüidade de seu pai; certamente viverá. ... 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. (Ezequiel 18:10-20)


III. INSTRUÇÕES BÍBLICAS CONCERNENTES AO LIDAR COM DEMÔNIOS

A. Que Satanás e seus demônios estão ativamente envolvidos em tentar destruir nossas vidas é evidente através de toda a Escritura

1Pe 5:8 talvez resume o esforço e objetivos de Satanás melhor que qualquer outra passagem na Bíblia A grande questão é como é que nós  devemos lidar com seus furiosos ataques de emboscada? Hoje, alguns ensinam que devemos repreender ou amarrar Satanás. Outros nos dizem que devemos expulsar demônios das pessoas, clamando pelo sangue de Cristo (The Bondage Breaker, pp.69,84,85,88,107 e 111). Contudo, no Novo Testamento nunca somos instruídos ou ordenados a expulsar ou amarrar demônios.
 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1Pe 5:8) 

B. Em referência a Satanás, é-nos ensinado que devemos ter um papel defensivo

Quando crentes tomam a ofensiva contra Satanás, estão ultrapassando as suas fronteiras legítimas, e se envolvendo em situações que o Senhor nunca tinha planejado para eles. Ao invés de instruções concernentes ao exorcismo, amarramento, repreensão, etc., somos ensinados (nos únicos três locais no Novo Testamento onde instruções são dadas concernentes a lidar com Satanás) a resistir ao Diabo (1Pe 5:6-9; Tia 4:7 e Efé 6:10-18).
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. (1Pe 5:6-9)
   Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tia 4:7)
   No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da , com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efé 6:10-18)

C. Somente a passagem em Efésios 6 nos ensina como resistir

i.e., vestindo a armadura de Deus. Paulo, como prisioneiro na altura que escreveu a epístola aos Efésios, observava diariamente a armadura protetora dos soldados que o guardavam. Usando a armadura como ilustração, Paulo explica-nos como podemos ficar firmes contras as astutas ciladas do Diabo. Seis peças da armadura são necessárias para a total proteção do crente contra os ataques de Satanás:

1. O Cinto da Verdade
(6:14) –
O cinto era essencial para manter as outras peças da armadura no lugar e para assegurar a liberdade de movimento, segurando a longa túnica que os soldados usavam. A verdade aqui mencionada é a verdade objetiva da Palavra de Deus. Deus quer que sejamos completamente dominados e controlados pela verdade da Bíblia. É por causa de muitos Cristão não estarem completamente compenetrados com a absoluta verdade e autoridade final da Palavra de Deus que eles são ineficazes na batalha espiritual. Devemos tomar 2Tim 3:16,17 e 2Peter 1:3 seriamente. Isto deve ser a nossa premissa.
  Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efé 6:14)
   Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2Ti 3:16-17)
   Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; (2Pe 1:3) 

2. A Couraça da Justiça (6:14) –
O [coração e demais] órgãos vitais de cada soldado Romano eram protegidos pela sua couraça. As pessoas necessitam de dois tipos de justiça que protegem seus pensamentos, emoções e vontades:
a. "Justiça oriunda da salvação" que é nos dada no momento da conversão (Rom. 4:5). Esta é a justiça de Cristo, e é-nos imputada sem mérito da nossa parte, quando confiamos em Cristo para o perdão dos nossos pecados.
b. "Justiça Pessoal" que se refere à justiça produzida nas nossas vidas pelo Espírito Santo. Isto toma lugar na vida dum crente quando reconhece o seu pecado e se volta para Cristo. Escolher viver "corretamente" é uma grande proteção.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efé 6:14)
   Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua lhe é imputada como justiça. (Rom 4:5) 

3. Sapatos do Evangelho da Paz (6:15) --
[o leitor] Irá notar que devemos ter os pés calçados na preparação do evangelho da paz. Isto fala da prontidão, firmeza de pés, mobilidade e proteção que advêm de termos o evangelho da paz. O que nos assegura a vitória final sobre Satanás é que temos paz com Deus (Rom 5:1,2). Portanto, podemos ficar firmes e inarredáveis porque nossos pés estão firmemente seguros na nossa inabalável relação com Deus.

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; (Efé 6:15)
   Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. (Rom 5:2) 

4. Escudo da Fé (6:16) –

Isto fala, não da "fé para salvação" (pois essas pessoas já estão salvas), mas de uma "fé viva", uma confiança nas promessas e no poder de Deus. A principal arma de Satanás é nos fazer duvidar da Palavra de Deus. É pela fé em Deus e na Sua Palavra que somos capazes de lidar com quaisquer artimanhas que Satanás possa levantar no nosso caminho. Somente por tirar nosso olhar de nós mesmos e voltá-lo para Deus, colocando nossa confiança n´Ele tanto para a vida quanto para a morte e eternidade, confiando somente na Sua Palavra de revelação e de promessa, é que é possível repelir a chuva de mísseis inflamados de Satanás.

Tomando sobretudo o escudo da , com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Eé 6:16) 

5. Capacete da Salvação (6:17) –

1Te 5:8 clarifica o sentido da expressão. O autor está falando não do leitor da epístola tornar-se salvo, mas antes no leitor ter a "esperança da salvação". Quer isto dizer, termos a certeza absoluta da nossa salvação, não importa o quão feroz se possa tornar a batalha.
Não fosse pelo fato que, mesmo no meio das maiores dificuldades e perseguições, a segurança de salvação habita em nossos corações, poderíamos facilmente desertar da batalha. O capacete da salvação nos capacita a irmos para a batalha com completa confiança, não em nós mas no nosso Deus (Flp 1:6).

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efé 6:17)
   Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; (1Te 5:8)
   Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Flp 1:6)

6. Espada do Espírito (6:17) –
Isto se refere à espada curta, parecida com uma adaga, que era usada principalmente para defesa, não à espada  [longa e] larga, que era uma arma ofensiva. "A espada que o crente carrega é descrita aqui como a Palavra de Deus. Mas não é o Grego "logos", mas sim "rhema". "Rhems" refere-se à emanação de uma palavra ou declaração, específicas. Na batalha espiritual não é suficiente meramente termos um conhecimento geral das Escrituras; devemos ter também um conhecimento específico das Escrituras e usar esse conhecimento corretamente" (A Holy Rebellion, p.145). Note 6:18,19 onde esta armadura deve ser banhada em oração.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efé 6:17)
   Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, (Efé
6:18-19) 

Gary E. Gilley, Pastor-teacher, Southern View Chappel, http://www.svchapel.org/svchapel.html

traduzido por:
Humberto Rafeiro
(o tradutor não concorda 100% com tudo o que foi escrito pelo pastor Gary Gilley, mas em cerca de 99%)

Angelologia - Parte I - A Doutrina Sobre os Anjos

Anjos são criaturas pessoais, criadas por Cristo e confirmadas na Palavra de Deus, a qual os menciona aproximadamente 275 vezes entre Gênesis e Apocalipse.
Genesis 3:24; Psalm 148:2-5; Job 2:3; Colossians 1:16-17
 

“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gn 3:24)

“2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. 4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.” (Sl 148:2-5)

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.” (Jó 2:3)

“16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Cl 1:16-17

Os anjos foram criados [no primeiro dos 6 dias da criação, sendo falsa a "Teoria da Brecha"] antes de tudo e todos, e originalmente foram feitos santos e perfeitos, mas com a capacidade de escolher se permaneceriam bons e fiéis a Deus, ou se se tornariam maus e rebeldes contra Deus. [Caíram depois dos 6 dias da criação].
Genesis 1:31; Job 38:7; Ezekiel 28:15; Mark 8:38; 1Timothy 5:21; Jude 1:6

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” (Gn 1:31)

Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” (Jó 38:7)

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.” (Ez 28:15)

“Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.” (Mc 8:38)

“Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.” (1Tm 5:21)

“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;” (Jd 1:6)

Os anjos têm personalidade e são criaturas com vida, não são mitos, metáforas, ou contos de fada.:

Eles exibem inteligência ~ 1Peter 1:12
Eles têm emoções ~ Luke 2:13
Eles têm uma vontade ~ 2Timothy 2:26; Hebrews 1:6
 

“Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” (1Pe 1:12)

“E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:” (Lc 2:13)

“E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” (2Tm 2:26)

“E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” (Hb 1:6)

Anjos são espíritos ~ Hebrews 1:14
Eles são imortais ~ Luke 20:36
Eles não se reproduzem nem se casam ~ Matthew 22:30
Eles têm uma posição inferior à de Cristo ~ Ephesians 1:21
Eles têm uma posição superior à do homem ~ 2Peter 2:11

Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hb 1:14)

“Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” (Lc 20:36)

“Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.” (Mt 22:30)

Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;” (Ef 1:21)

“Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.” (2Pe 2:11)

Os anjos são inumeráveis ~ Hebrews 12:22; Revelation 5:11
“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;” (Hb 12:22)

“E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,” (Ap 5:11)

Eles estão organizados em diferentes classificações, tais como:

Arcanjo ~ Jude 1:9
Querubim ~ Ezekiel 10:15; Ezekiel 28:14
Serafim ~ Isaiah 6:2
Tronos, Domínios, Governantes ~ Colossians 1:16
Anjos Guardiões ~ Psalm 91:11; Matthew 18:10

“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” (Jd 1:9)

“E os querubins se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.” (Ez 10:15)

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.” (Ez 28:14)

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.” (Is 6:2)

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” (Cl 1:16)

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” (Sl 91:11)

“Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18:10)

Os anjos também trazem mensagens de Deus ao homem ~ Daniel 8:16-17; Daniel 10:10-21; Luke 1:19, 26
“16 E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. 17 E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo.” (Dn 8:16-17)

“10 ¶ E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. 11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. 12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. ... 16 E eis que alguém, semelhante aos filhos dos homens, tocou-me os lábios; então abri a minha boca, e falei, dizendo àquele que estava em pé diante de mim: senhor meu, por causa da visão sobre-vieram-me dores, e não me ficou força alguma. .... 18 E aquele, que tinha aparência de um homem, tocou-me outra vez, e fortaleceu-me. 19 E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste. ... 21 Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.” (Dn 10:10-21)

“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.” (Lc 1:19)

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,” (Lc 1:26)

Os anjos exercem poder sobre a natureza ~ Revelation 14:18; Revelation 16:4,8,17
 

“E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.” (Ap 14:18)

“E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.” (Ap 16:4)

“E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.” (Ap 16:8)

“E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito.” (Ap 16:17)

Os anjos estarão envolvidos em efetivarem os julgamentos de Deus, durante a vindoura  tribulação ~ Revelation 7:1-3; Revelation 8:7-13; Revelation 16:1-21
“1 ¶ E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, 3 Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.” (Ap 7:1-3)

“7 ¶ E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada. 8 E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. 9 E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus. 10 E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. 11 E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. 12 E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite. 13 E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.” (Ap 8:7-13)

“1 ¶ E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus. 2 E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem. 3 E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. 4 E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. 5 E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. 6 Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. 7 E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. 8 ¶ E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. 9 E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. 10 E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. 11 E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras. 12 ¶ E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. 15 Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. 16 E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. 17 ¶ E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. 18 E houve vozes, e trovões, e relámpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. 19 E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilónia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. 20 E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. 21 E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.” (Ap 16:1-21)

As referências ao "Anjo do Senhor", no Velho Testamento, são teofanias ou cristofanias, um vez que eles são referidos não apenas como anjos mas também como Deus, e/ou exercem as prerrogativas de Deus. .
Genesis 18; Genesis 32:24-30; Hosea 12:3-5; Exodus 3:1-5; Judges 6:11-24; Judges 13:2-22

“1 ¶ Depois apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. 2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, 3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. 4 Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; 5 E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste. 6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. 7 E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la. 8 E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pós tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram. 9 ¶ E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. 10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. 11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? 13 E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? 14 Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. 15 E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste. 16 ¶ E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os. 17 E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço, 18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? 19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. 20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, 21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei. 22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR. 23 ¶ E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? 24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? 26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles. 27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. 28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. 29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta. 30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta. 31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte. 32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez. 33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.” (Gn 18:1-33)

“24 ¶ Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. 25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. 27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. 28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. 29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. 30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.” (Gn 32:24-30)

“3 No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e na sua força lutou com Deus. 4 Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco, 5 Sim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos; o SENHOR é o seu memorial.” (Os 12:3-5)

“1 ¶ E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 3 E Moisés disse: Agora me virarei para là, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 4 E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.” (Êx 3:1-5)

“11 ¶ Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. 12 Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. 13 Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. 14 Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. 16 E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. 17 E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. 18 Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes. 19 E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu. 20 Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez. 21 E o anjo do SENHOR estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do SENHOR desapareceu de seus olhos. 22 Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face. 23 Porém o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. 24 Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.” (Jz 6:11-24)

“2 E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos. 3 E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. 4 Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. 5 Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. 6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. 7 Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte. 8 ¶ Então Manoá orou ao SENHOR, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. 9 E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. 10 Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu. 11 Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e foi àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falou a esta mulher? E disse: Eu sou. 12 Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino? 13 E disse o anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher guardará ela. 14 De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. 15 ¶ Então Manoá disse ao anjo do SENHOR: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito. 16 Porém o anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao SENHOR. Porque não sabia Manoá que era o anjo do SENHOR. 17 E disse Manoá ao anjo do SENHOR: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? 18 E o anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? 19 Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher. 20 E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. 21 E nunca mais apareceu o anjo do SENHOR a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do SENHOR. 22 E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.” (Jz 13:2-22)

Phil V.


Traduzido por Valdenira N. de Menezes Silva.